SE PRETENDER EMBRULHO DE ALGUM PRODUTO ENVIE POR FAVOR UM MAIL COM ESSA INFORMAÇÃO E O Nº DA SUA ENCOMENDA. Subscreva a nossa newsletter na página de contactos :)
  Blog

Papel de parede – como escolher, aplicar e diferentes utilizações

Escrito em 19 de fevereiro de 2024

Papel de parede – como escolher, aplicar e diferentes utilizações

Se a sua casa precisa de uma renovação mas obras não fazem parte dos seus planos ou do seu orçamento, saiba que o papel de parede é uma ótima opção a ter em conta.

 

Vantagens e desvantagens de escolher papel de parede

De uma forma menos dispendiosa do que fazer obras em casa, aplicar papel de parede permite mudar por completo uma divisão, no entanto se o orçamento for realmente curto tem de se avaliar as alternativas disponíveis no mercado e os objetivos pretendidos. Isto é, há papéis mais baratos, mas como em tudo, a qualidade não se compara relativamente a papéis de parede de marcas conceituadas no mercado; além disso, também há que pensar se se pretende uma mudança de ambiente a longo ou curto prazo (por exemplo, uma casa alugada, em que não se preveja ficar muito tempo…). Entre apenas pintar as paredes ou escolher papel de parede, pintar será a solução mais em conta pois as tintas tendem a ter um valor mais baixo por metro quadrado face aos papéis de parede, mas se o conforto for um objetivo a par com a mudança de aparência, o papel de parede volta a somar pontos.  Papel de parede, iluminação e têxteis são a chave para compor ambientes, na verdade!

 

Com o passar dos anos, os materiais dos papéis de parede e colas têm evoluído e permitem uma aplicação mais fácil, não sendo por vezes necessário contratar alguém para isso (mas fica a ressalva de que, consoante o papel escolhido, pode ser um processo exigente e demorado, pois tem de haver o cuidado para não ficarem bolhas de ar e os padrões ficarem alinhados – havendo hipótese de assumir esse custo, contratar um aplicador profissional de papel de parede poupa-lhe uma boa dose de paciência e algumas horas de trabalho). Além da evolução dos materiais, vale referir também que um bom papel de parede bem aplicado pode durar até 15 anos ou mais.

 

Relativamente a imperfeições que se queiram disfarçar nas paredes, o papel também vence pois consegue ocultar coisas que a tinta por si só muitas vezes não consegue. No entanto se falarmos de problemas de humidade, aplicar o papel não vai resolver o problema, pelo contrário, o problema tem de ser resolvido antes da aplicação do papel. E por falar em humidade, há sempre quem pergunte “posso pôr papel de parede na cozinha ou na casa de banho?”. Pois bem, já há alguns papéis específicos para estas zonas da casa, mas tem de haver um bom aconselhamento na escolha do tipo de papel e uma boa aplicação; se for por exemplo uma casa de banho apenas de apoio à área social da casa, em que não há banhos (vapor / humidade), pode aplicar papel de parede, mas na maioria dos casos é preferível deixar o papel de parede para as outras divisões da casa.

 

Consoante a divisão, que papel de parede escolher?

Em primeiro lugar, tratando-se da nossa casa, deve ser o gosto pessoal a ditar as escolhas, bem como o ambiente que se está a querer criar. De qualquer forma, ficam algumas sugestões.

  • Quarto de adultos: apostar em cores leves, tons mais neutros e padrões não muito exagerados para criar um ambiente tranquilo, uma vez que o quarto é onde descansamos.

 

  • Quarto de crianças: embora à partida se queira que um quarto de criança seja colorido e divertido, há que não esquecer os restantes elementos do quarto, com os quais o papel de parede deve ser bem combinado. De papéis marcadamente temáticos a outros com padrões diversos, pode encontrar uma seleção variada de opções para quarto de criança aqui.

 

  • Sala: cores mais fortes (dentro da paleta de cores usada na sala) e padrões são benvindos nesta divisão mais social.

 

  • Corredor: sendo um espaço em princípio mais interior, agradece o acréscimo de luminosidade que lhe consigamos dar, pelo que tons claros são uma boa aposta. E por se tratar de uma zona de passagem, pode-se arrojar num padrão diferente se bem que deve sempre ter-se em conta o gosto pessoal e a decoração do resto da casa, para não ficar muito diferente do ambiente envolvente.

 

Como aplicar papel de parede?

  1. Antes de comprar o papel, verificar a largura do rolo, a altura e largura da parede ou paredes em que vai ser aplicado o papel e calcular quantos metros de papel serão necessários para cobrir a área desejada (para calcular o número de rolos de papel a comprar).
  2. Tenha à mão cola (se comprar já feita facilita-lhe o trabalho), x-ato, fita métrica, escova e / ou espátula.
  3. Antes de iniciar a aplicação, confirmar se há algum buraco a tapar ou alguma irregularidade que possa ser nivelada com uma lixa.
  4. Assinalar a altura necessária no papel e cortar com cerca de 10 cm a mais no topo e no fundo, para prevenir eventuais erros.
  5.  Passar cola no verso do papel e na parede para uma aderência mais eficiente.
  6. Alinhar o papel no topo, junto ao teto, acertar a lateral e ir pressionando o papel na parede com a escova ou espátula para ir retirando o ar, até ao rodapé. Sítios onde hajam interruptores, deverá parar de pressionar o papel na parede um pouco antes para preparar o recorte.
  7. Cortar cuidadosamente com o x-ato o que sobrar do papel.
  8. Depois de verificar onde o padrão do papel já aplicado fica alinhado com o padrão do restante rolo, cortar nova tira de papel novamente com cerca de 10 cm a mais no topo e no fundo e, depois da cola aplicada, alinhar o padrão desta tira com o padrão do papel já na parede para que encaixe perfeitamente. Repetir o passo de pressionar o papel na parede com a escova ou esptátula e cortar no final.
  9. Repetir todas as etapas até terminar a aplicação do papel.
  10. Limpar emendas ou excesso de cola com um pano húmido (no caso de papel de parede tradicional) ou uma esponja (no caso de papel vinílico).

 

Outras utilizações para papel de parede

Guarde o que sobrar do papel para aplicar noutros locais ou mesmo em projetos DIY, reutilize as sobras de papel! Pode renovar ou destacar partes de móveis, aplicar em acessórios como molduras, tabuleiros, frascos ou caixas, etc. Dê asas à imaginação e explore a incrível fonte de ideias que é o Pinterest!

Por falar no Pinterest e para terminar este post que já vai bem longo, fica o convite para, além de ler estas dicas, ver também outras de como pode recriar e aplicar algumas das sugestões que mencionamos no post do passado dia 17/02/2024 no nosso Instagram – dentro do álbum “Ideias para decorar paredes de quartos infantis” encontra um de “Dicas de pintura e wallstickers em paredes”.

 

Esperamos que tenha gostado e que tire daqui boas ideias, até breve!